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Símbolos da modernidade, os

paquebots

(navios), com decoração

Art Déco

, esforços das

companhias marítimas internacionais que com-

petiam entre si com navios rápidos, confortáveis

e estilosos na disputa com a aviação que surgia,

buscavam clientes para o destino mais chique do

Hemisfério Sul: o Rio de Janeiro. O mais famoso

deles, chamado Normandie (1935), mudou seu

curso entre a França e os Estados Unidos para

dois cruzeiros de Carnaval no Rio em 1938 e

1939 que ficou lotado de norte-americanos.

Quando aportou, preferiu ficar na Enseada de

Botafogo e atrair a bordo milhares de cariocas

ansiosos em visitá-lo e usufruir todo o luxo do

Normandie, o mais impressionante

paquebot Art

Déco

até hoje construído.

O

Art Déco

, em 1930, chamado simplesmente de

“Estilo Moderno”, tornou-se um estilo apaixonante

para os brasileiros. Seu nome é algo indecifrável,

porque abrange muitas áreas de conhecimento,

com influências da Grécia Antiga, do Oriente, da

África e até da cultura Marajoara.

Ironia da vida, desde 1980, venho sendo con-

vidado para salvar prédios

Art Déco

. O primeiro

foi a “Villa Venturoza”, na Glória. Em 2010,

me associei ao escritório do arquiteto Mauricio

Prochnik, com tradição de preservação que

remonta aos pais arquitetos e urbanistas Rachel

Sisson, estudiosa do Rio, diretora do INEPAC

(que cuida do patrimônio estadual) e de Wit-Olaf

Prochnik, amigo de Burle Marx, autor do Plano

Diretor da cidade de São Luis do Maranhão, que

determinou a preservação do seu centro histó-

rico. Desde então, muitos prédios vêm sendo

estudados e salvos e, a todo instante, somos con-

sultados. Dentre os ícones cariocas onde já atua-

mos, está o Edifício Biarritz, projeto de 1940, do

arquiteto francês Sajous, na Praia do Flamengo,

onde realizamos a sala da portaria.

Outro lugar caro aos cariocas, o Bar Lagoa

(1934), graças à intervenção do Instituto

Art Déco

Brasil, nos anos 1980, e de seu dono na época, o

advogado Antonio Grillo, foi salvo da demolição

e recebeu renovação impecável em 2016.

Foto: André Nazareth

Foto: Marcio Irala

• • art déco

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