Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  108 / 164 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 108 / 164 Next Page
Page Background

CINEMA

Oscar de melhor fotografia do último Oscar, o longa

O

Regresso

é do cineasta mexicano Alejandro González

Iñárritu, que voltou a trabalhar com o diretor de fotografia

Emmanuel Lubezki, premiado em 2015 com

Birdman

ou (A

Inesperada Virtude da Ignorância). Ele já tinha ganhado em

2014 com

Gravidade

e coleciona outras cinco indicações.

O que a dupla fez para merecer? Filmaram num ambiente

inóspito, abaixo de zero e somente em determinadas horas

do dia para aproveitar um tipo de luz natural específica que

procuravam. Reza a lenda que eram cerca de 90 minutos

por dia e levou nove meses. O prêmio era esperado, mas

há quem diga que rodar naquele local e não conseguir um

belo filme seria, sem trocadilho, missão impossível. A bada-

lação fez a diferença e ele derrotou outros títulos incríveis

na categoria, como o árido

Mad Max: Estrada da Fúria

e o

estonteante

Sicario: Terra de Ninguém

.

O OLHO DIREITO DO DIRETOR

Essa coisa da parceria parece fazer muito sentido.

Contatos Imediatos do Terceiro Grau

(1978) foi o primeiro

filme do popular Steven Spielberg a conquistar o Oscar de

Melhor Fotografia graças a seu clima denso, com jogos de

luz que lembram o de um documentário. Depois, outros

foram indicados como

Lincoln

(2012),

Cavalo de Guerra

(2011) e

Amistad

(1997). Os três filmes e seus temas histó-

ricos ganharam direção de fotografia de Janusz Kaminski,

o mesmo que já tinha consagrado seu trabalho de direção

de fotografia com os prêmios de dois filmes de imagens tão

MAGAZINE CASASHOPPING

108

A importância do diretor de

fotografia é tremenda. É o

maior parceiro do diretor em

um set. Não pode ser visto

apenas como um iluminador,

mas como um parceiro que

ajuda a conceber o filme do

ponto de vista visual

Imagens quentes no primeiro oscar de um filme

de Spielberg, em “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”