“De certo modo, fazer menos e conseguir mais é a coisa mais complicada a se fazer.” Esta frase, proferida por Oki Sato, diz muito sobre o trabalho de um dos maiores talentos do design contemporâneo. Nascido em Toronto, no Canadá, este jovem designer é o que se chama de um talento plural, pois seu trabalho trafega em diversos segmentos , áreas e plataformas distintas.
Na semana de design de Milão deste ano, ele apresentou-se em dois espaços, mas um me tocou em particular – inspirado no trabalho dos artesãos de vidro da empresa Wonderglass, que trabalhavam com vidro fundido e derretido, ele fez uma pequena e extremamente poética coleção.
Segundo Oki Satp, a idéia principal desta coleção baseia-se em aceitar o fluxo da gravidade e usar o peso natural do vidro derretido como se fosse um design natural.
O nome da exposição – Shape of Gravity (A Forma da Gravidade), em um belíssimo e clássico espaço contrastando com a contemporaneidade do projeto expositivo, apresentou uma coleção composta por poltronas, cadeiras, vasos, mesas e um lustre de 2,5 metros de diâmetro com placas de vidro que pareciam flutuar no ar.
Causar impacto com poucas formas, um único material transparente e sem cor, em um espaço fora do circuito, é um trabalho que poucos conseguiriam. Mas a qualidade conceitual e construtiva deste designer é tão inconteste, tão arrebatadora, que é impossível passar incólume por suas criações.
Nestas peças, parece estarmos vendo o desenho, o traço, tomando forma física, e o nome da exposição fica tão claro, ao vermos estas pequenas maravilhas, e de uma forma tão sintética, tão fantasticamente simples, percebemos que a qualidade do trabalho do Studio Nendo é algo que ainda promete nos surpreender muito.
Para quem quiser saber mais sobre o trabalho do Studio Nendo – consulte www.nendo.jp
Wair de Paula