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esculturas de Bruno Giorgi. Contemplamos os

brise-soleils

, devidamente restaurados com fibro-

cimento e funcionando. Lúcio Costa fazia questão

de fiscalizá-los pessoalmente para ver se estavam

sendo bem usados. O prédio tem 36 relógios, dois

por andar, comandados por pulso elétrico a partir

de um relógio de comando.

Na época, a escolha das esculturas para cada

espaço envolveu discussões profundas. A está-

tua de um gigante representando o homem

brasileiro, que seria colocada na entrada, nunca

chegou a se concretizar. Em tempos de nazismo

em defesa da raça pura, o tema era delicado e

foi difícil, para Capanema, depois de consultar

o historiador Oliveira Viana e o médico Rocha

Vaz, chegar a um consenso do que representaria

melhor a mestiçagem do povo brasileiro.

Em relação à imagem feminina, prevaleceu sobre

o estereótipo mãe de família a sensualidade mes-

tiça nas esculturas “A mulher reclinada”, “A mãe”

e “A mulher de cócoras” de Celso Antônio. A ala

boêmia dos intelectuais participantes do projeto

defendeu com veemência a mistura racial com

direito a esboços de mulatas feitos por Niemeyer

e Di Cavalcanti.

Sobre uma das esculturas de Celso Antônio,

Carlos Drummond de Andrade, chefe de gabinete

de Capanema, que acabara de chegar no novo

escritório, escreveu no diário: “Das amplas vidraças

do décimo andar descortina-se a baía vencendo a

massa cinzenta dos edifícios. Lá embaixo, no jar-

dim suspenso do ministério, a estátua da mulher

nua de Celso Antônio, reclinada, conserva entre

o ventre e as coxas um pouco de água da última

chuva, que os passarinhos vêm beber, e é uma

graça a conversão do sexo de granito em fonte

natural. Utilidade imprevista das obras de arte”.

Ministro da educação e saúde que mais

tempo permaneceu no cargo (de 1934 a 1945),

Gustavo Capanema criou o Serviço Nacional de

Aprendizagem Industrial (Senai) com o empresa-

riado. Em pleno Estado Novo, conseguiu mobilizar

os mais importantes artistas da época na criação

do MESP. Mineiro de Pitangui, desde os tempos da

universidade de direito em Belo Horizonte fez parte

do grupo de intelectuais da Rua da Bahia, entre

eles, Abgard Renault, Milton Campos e Carlos

Drummond de Andrade. Sempre cultivou o bom

Acima, “A mulher deitada”, de Celso Antonio. À esquerda

o edifício em construção que durou de 1937 a 1944

Foto: Marcio Irala

Fotos: Arquivo Central do Iphan

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