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PALÁCIO

GUSTAVO

CAPANEMA

Heloisa Marra

P

rimeiro prédio público com características modernas, símbolo de uma

arquitetura que apostava no diálogo com as artes, o Palácio Gustavo

Capanema já foi cantado em prosa e verso. “Concha e cavalo mari-

nho:/ os ágeis sinuosos/ Que o raio de luz/ Cortando transforma/ Em claves de

sol...”, escreveu Vinicius de Moraes em seu poema “Azul e branco” (1942),

inspirado nas criaturas marinhas azuis, que flutuam nos azulejos de Portinari

sob os pilotis do edifício.

Atravessar esses pilotis sentindo sempre uma brisa refrescante faz do prédio

um verdadeiro oásis na Rua da Imprensa, 16, no Centro. Por enquanto, isso

ainda não é possível, pois a construção, de 16 andares, está protegida por tapu-

mes em fase de restauração, coordenada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio

Histórico e Artístico Nacional) e prevista para terminar no segundo semestre de

2021. Em 2020, entretanto, de 19 a 23 de julho, as áreas públicas serão abertas

para receber os participantes do 27° Congresso Mundial de Arquitetos.

Maior e mais importante fórum internacional da área, promovido de três em

três anos pela UIA (União Internacional dos Arquitetos), o evento será uma

oportunidade única para conhecer o Palácio Gustavo Capanema. Ministro da

Educação e da Saúde de Getúlio Vargas, Capanema reuniu um time de jovens

arquitetos composto por Lúcio Costa, Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso

Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira com a consultoria

de Le Corbusier e os cálculos estruturais do engenheiro Emílio Baumgart.

Onde arte e arquitetura

se encontram

• • memória

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