Background Image
Table of Contents Table of Contents
Previous Page  129 / 164 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 129 / 164 Next Page
Page Background

Com o fim da Bauhaus, a emigração dos professo-

res foi o fator decisivo para a difusão de suas ideias

para outros países. Nos Estados Unidos, para onde

se dirigiu boa parte deles, como Walter Gropius,

Marcel Breuer, László Moholy-Nagy, Ludwig Mies

van der Rohe e outros, surgiu a Nova Bauhaus, em

Chicago, em 1937, e o Architect’s Collaborative –

TAC, escritório de arquitetura criado por Gropius,

em 1945, quando era professor em Harvard.

As temáticas construtivas pontuaram a implanta-

ção de diversas tendências de abstração geométrica

no Brasil e na América Latina, na década de 1950.

Max Bill, ex-aluno da Bauhaus, foi o principal res-

ponsável pela entrada do ideário plástico construti-

vista na América Latina e obteve o grande prêmio

com a sua escultura

Unidade Tripartida

na I Bienal

de São Paulo, em 1951. As bienais tiveram um

papel fundamental no desenvolvimento dos hori-

zontes da arte brasileira e na adesão da linguagem

construtiva, incentivando o surgimento de grupos

e manifestos em favor da arte abstrata, como o

Concretismo e o Neoconcretismo, entre outros.

A criação da Escola Superior de Desenho Industrial

/ ESDI do Rio de Janeiro, em1962, trouxe como refe-

rência o programa educativo de Gropius e os prin-

cípios pós-Bauhaus e da Escola de Ulm Hochschule

für Gestaltung Ulm, fundada por Max Bill, e suas

atividades abriram um campo soberano para o exer-

cício do pensamento visual brasileiro. Na celebração

do centenário da Bauhaus, que acontece durante

este ano, está prevista a inauguração de dois novos

museus nas cidades de Weimar e Dessau. • •

Piet Mondrian, Broadway Boogie Woogie, 1943

MAGAZINE CASASHOPPING

129