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O

s movimentos artísticos internacionais

que mais enfrentaram essa questão

foram o Cubismo, o Construtivismo,

o Suprematismo e o Neoplasticismo. O

Suprematismo de Kazimir Malevich e o

Construtivismo de Vladimir Tatlin são as duas gran-

des correntes de uma vanguarda de linguagem

geométrica, surgidas no contexto da Rússia revo-

lucionária, a partir de 1915, e trouxe uma nova

situação na história da arte, pois coincide com o

nascimento de um novo modelo social. A expe-

rimentação artística russa encontrou ressonância

nas fontes nativas russas – como a arte folclórica,

ícones, artes gráficas e da fase inicial do cubismo.

Essa vanguarda teve contato com muitas pintu-

ras iniciais de Pablo Picasso, Henri Matisse, Paul

Gauguin, André Derain, Paul Cézanne que eram

mostradas nas casas dos colecionadores russos,

Sergei Shchukin e Ivan Morosov, que abriam seus

salões nas tardes de sábado para os amigos.

A vanguarda russa oscilava entre artistas pio-

neiros da abstração, Wassily Kandinsky e Kazimir

Malevich, que reivindicavam a independência da

arte, e Vladimir Tatlin e Alexander Rodchenko, que

erampartidários da arte a serviço da sociedade e da

construção de um mundo ideal. Romperam com o

esquema representacional do espaço organizado

a partir da perspectiva e formularam uma arte não

figurativa, onde as formas geométricas elemen-

tares são constituídas como os únicos elementos

composicionais. O famoso manifesto intitulado

Do Cubismo ao Futurismo ao Suprematismo: o

Novo realismo na Pintura

, escrito por Malevich em

colaboração com o poeta Vladimir Mayakovsky,

publicado em 1925, fundamentou as teorias

desse movimento cultural. Kazimir Malevich é

reconhecido como o pioneiro da linguagem abs-

trata e sua celebrada obra

Quadrado Negro sobre

Fundo Branco

que trouxe a radical ruptura com a

representação e a ausência do objeto. As formas

Wassily Kandinsky, Amarelo, Vermelho, Azul, 1925

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