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S

ob o olhar grande e delineado da modelo Twiggy,

ao som dos Beatles e Rolling Stones, a senha para o

movimento já fora dada com a abertura da Bibba,

de José Luiz Itajahy, na Visconde de Pirajá.

Em maio de 1975, saiu a primeira edição da Vogue no

Brasil. A consultora de moda Cristina Franco lembra: “o

conde Rudy Crespi veio pessoalmente ao Brasil escolher

as modelos da revista. Eu e Maria Lamarca fomos as

duas primeiras manequins da revista”, conta. Para ela,

a expressão “incertos

seventies

”, usada por Georgina

Howell, na bíblia da moda “

Sixty years of celebrities and

fashion from British Vogue

”, é perfeita não só para os

anos 1970 como para hoje. “Temos atualmente muito

dos ‘incertos

seventies

’, que foram a raiz do andrógino e

de toda a discussão de gênero que ocorre agora”.

O Grupo Moda Rio surgiu nesses “incertos

seventies

”,

em 1972, formado por Marilia Valls, da Blu Blu, José

Augusto Bicalho, da Jo&Co, Luiz de Freitas, da Mr.

Wonderful, Sonia Mureb, da La Bagagerie, Ana Gasparini,

da Movie, Beth Bricio, Suely Sampaio, Teresa Gureg e

Marco Rica inventando uma boa parte do que já se faz

hoje: o

happening

de rua nos desfiles da Blu Blu, que

fechavam a atual Vinicius de Moraes, o desfile-espetáculo

nos hotéis mais chiques da cidade, uma semana de

lançamentos nacional, o prêt-à-porter e a venda por

atacado para todo o Brasil.

No alto, Luiz de Freitas e Leda Nagle.

Teresa Gureg, craque nos sapatos.

Frank e Amaury, artistas do couro, e

suas

tops

, entre elas, Carla Barros,

à direita de Amaury. Ao lado, José

Augusto Bicalho, da Jo&Co, e Monique

Evans. Abaixo, Marco Rica entre

Cristina Brasil (à esquerda) e Teresa

Cristina Schmidt e Carla Souza Lima.

À direita, o designer Marco Sabino

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