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A referência do festival, segundo Bettina, é a Semana Bauhaus

de 1923, que explorou novas relações do corpo com o espaço e

o movimento, do homem com a máquina. Na noite de abertura,

o pianista Michael Wollny apresentará a composição

Bau.Haus.

Klang. Harmony

, retomando os experimentos musicais da escola.

Em 1922, o balé Triádico de Oskar Schlemmer inovou com uma

coreografia que transformava o corpo em coloridas abstrações

geométricas. Para o festival de abertura, a obra de Schlemmer será

transposta para a realidade virtual com o Total Dance Theater, uma

parceria entre a Interactive Media Foundation, o coreógrafo ame-

ricano Richard Siegal e o estúdio de design e comunicação digital

Artificial Rome.

Uma festa para o século XXI, a Hoochie Koochie x Bauhaus, será

uma versão contemporânea das festas de arromba que o movi-

mento promovia para divulgar e exercitar suas ideias. Com a par-

ticipação de nomes como Mykki Blanco, FAKA, da África do Sul,

Aisha Devi Feat e outros ícones da música.

O Grande Tour do Modernismo é um roteiro preparado pelos

organizadores do centenário com 100 lugares para conhecer

relembrando os 100 anos da Bauhaus. Entre os selecionados não

faltam obras consideradas patrimônio mundial da humanidade,

como a Fábrica Fagus de calçados, primeiro projeto realizado pelo

fundador da Bauhaus e até hoje em funcionamento.

A Casa de Le Corbusier é outra obra-prima. Foi construída em

21 semanas por 17 arquitetos de cinco países europeus, entre eles

Gropius, Le Corbusier e Hans Scharoun, coordenados por Mies

van der Rohe. Criada em Stuttgart, em 1927, para a exposição da

Deutscher Werkbund, sintetiza em linhas retas e materiais, como

vidro, aço e concreto a essência do Modernismo.

Outra atração histórica é o prédio da escola em Dessau, cons-

truído por Gropius e inaugurado em 4 de dezembro de 1926. Lá,

depois de passar por um período de preparação de seis meses

aprendendo luz, sombra, cor e proporção, o aluno escolhia uma

oficina onde evoluía orientado na prática por um artesão e na

forma por um artista. Com uma condição: devia criar objetos multi-

plicáveis em escala industrial. O último estágio era o da construção

e arquitetura, aprendido em canteiros de obras experimentando a

viabilidade de novos materiais.

O colorido e geométrico Balé Triádico de Oskar Schlemmer será reeditado numa

instalação virtual do Total Dance Theatre (ao lado).

Fotos ©Wilfred_Hösl

Foto Interactive Media Foundation

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