Blog

Cores de Almodóvar

Wair de Paula, Jr.



Ao terminar o post anterior, bateu uma certa falta de inspiração – já tinha feito um posto sobre o White total look, depois um enaltecendo as cores da Estação Primeira de Mangueira, e agora...deu branco na inspiração. Então cara-metade sugeriu fazer um post sobre as cores de Almodóvar, e eu achei uma ótima idéia. Este cineasta, desde o início, transformou seus cenários em verdadeiras apoteoses coloridas, e o ultimo longa de Almodóvar que vi foi Dolor y Gloria, com Antonio Bandeiras melhor do que nunca.

Aqui uma cena que ilustra bem esta estética almodovariana :duas poltronas Utrecht, de Gerry Rietveld (eu simplesmente sou maluco por esta poltrona, ainda quero ter uma), cada uma de uma cor, com uma mesa de outra cor piso vermelho, e as roupas das personagens em franco contraste. A direção de design ficou a cargo de Antxón Gómez, que trabalha com o cineasta faz muito tempo. E o figurino foi pensado justamente para compor com o ambiente (tem uma cena em que Banderas usa uma jaqueta verde-intenso, e o fundo sempre é de cor contrastante – maravilhoso).

As cores do cineasta podem facilmente migrar para a casa, com resultados magníficos – como o espaço acima, com um sofá roxo, paredes e teto verdes, detalhes rosa, mesa azul, armário branco...uma grande mistura de cores, criando um espaço único e original.

Contra a monotonia do beige reinante, alguns designers atualmente estão lançando mão de todos os artifícios para criar espaços surpreendentes e sedutores. E vale tudo neste conceito, contanto que os quesitos originalidade e qualidade estejam aliados. Eu pirei no tapete acima, que parece ter levado pingos de tinta, com os puffs contrastantes e a belíssima tela ao fundo.

Outro cineasta mestre em compor cenários e figurinos de alto impacto visual é Wes Anderson. Esta cena é de O Grande Hotel Budapeste (de 2014), com cenários simplesmente feéricos, e figurinos idem. Eu nunca fui a um hotel que tivesse uma recepção vermelha, onde o concierge veste uma casaca roxa debruada de vermelho e colete lilás. Uma composição que exige muito talento, e vemos isso em vários filmes deste diretor.

Em Moonrise Kingdom (de 2012), o mesmo artifício – figurinos e cenários quase roubam a cena, em composições detalhadamente planejadas, e sempre podem ser uma excelente fonte de inspiração para sua casa, sua loja ou escritório. E as lojas do Casashopping têm um portfólio de produtos extremamente diversificado, para ajudar quem quiser enveredar pelo campo da decoração colorida.

Eu adoraria conhecer uma barbearia que saísse do tema reinante – quadros de bigodes, paredes escritas com giz, poltronas em verniz e uma aparência retro/hipster que é o dominante em todos estes espaços no Brasil. Imagina o prazer de fazer a barba e cabelo em um insólito ambiente rosa, como o acima.

Em Darjeeling Limited, Andersen nos leva a uma jornada através do Norte da India, com cenários ultra-coloridos, como o vagão do trem acima. Uma mistura de nonsense das personagens, com cenários que oscilam entre o luxo e o kitsch, ajuda a contar esta história de uma família excêntrica percorrendo por ambientes mais excêntricos ainda. Mas os detalhes do cenário elevam este filme a uma categoria mais elevada.

Eu não cheguei a ver Hotel Chevalier, de 2007, com a linda Natalie Portman. É um curta metragem, mas esta cena já dá indícios de que mesmo num curta Wes Andersen se esmera no binômio cenário/figurino. Neste espaço totalmente amarelo, a personagem usa um robe da mesma cor. E amarelo é uma cor linda, porém muito difícil – e aqui essa cor é explorada à exaustão, com resultado ligeiramente asfixiante mas lindo de doer.



Portanto, vamos abrir mão de nossos preconceitos e curtir tudo o que as lojas do Casashopping podem oferecer. Tintas coloridas, tecidos maravilhosos, papéis de parede de toda ordem, luminárias diferentes, pois a vida é curta para ser passada em tons de beige.

Compartilhe


Comentários