Magazine 57 - page 32

DESIGN
que normalmente acontecem na produção dos meus
objetos. Fiquei um pouco nervoso enquanto esperava
que o torno de controle numérico computadorizado fi-
zesse seu trabalho.
Qual é a importância da tecnologia no seu trabalho?
A tecnologia ocupa um espaço enorme nas nossas vi-
das e dentro do meu trabalho. Do Instagram à impres-
são em 3D, eu adoto as ferramentas que são úteis para
mim. A tecnologia digital é programada pelo homem
e, no coração dessas máquinas, está o desejo huma-
no de fazer e criar. No projeto Wish List, quis usar as
ferramentas digitais para reproduzir técnicas manuais,
provocando uma ambiguidade em relação a como o
objeto foi feito. Essa é a parte interessante da tecno-
logia para mim.
Como sua infância e sua história influenciam o
que você produz hoje? Quando você descobriu
que queria criar objetos?
Meu pai era arqueólogo, cresci cercado por objetos
históricos. Fiquei obcecado por feiras de peças de car-
ro para fazer objetos interessantes. Ainda gosto de ir
atualmente. Na faculdade, tive um professor que me
levou para ver um curso que ensinava a fazer móveis
… E o resto é história.
Poderia falar do The Bothy Project?
O Bothy Project, criado por Bobby Niven, é uma rede
de pequenas residências de baixo impacto na natureza
para artistas localizadas por toda a Escócia. Um Bothy
é basicamente um refúgio. Em áreas rurais remotas é
tradicionalmente usado pelos trabalhadores das fazen-
das. No início deste ano, a galeria The New Craftsmen
me pediu para projetar um Bothy e selecionou uma
linha de objetos essenciais para viver de maneira mais
consciente.
Além da madeira e da palha, com que outros ma-
teriais gosta de trabalhar?
Gostaria de trabalhar mais com pedra ou vidro… A
manipulação desses materiais é completamente dife-
rente do trabalho com a madeira, e o processo bem
interessante.
Qual a importância do trabalho feito à mão hoje?
Objetos feitos à mão e customizados estão tendo um
revival
no momento. Na peça feita à mão encontramos
um senso de individualidade e originalidade num mun-
do cercado por coisas produzidas em massa. O consu-
midor moderno quer algo diferente e inesperado. Essa
é a essência do luxo.
MAGAZINE CASASHOPPING
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Ash George, de móvel ao acervo permanente da Victoria & Albert Museum
Foto: James Champion
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